MEU Custo de vida em Eindhoven - Parte I

É difícil falar o quanto custa viver em uma cidade quando você é apenas mais uma dos mais de 200 mil que moram nela. Cada família tem as suas preferências, seus costumes e desejos. Muita coisa deve ser levada em consideração quando estamos falando de custos. Por isso, quero deixar claro (se ainda não ficou) que vou abrir um pouco do quanto estamos gastando aqui, mas antes disso é bom contextualizar. Aqui somos dois, eu e meu marido.. quem sabe um pequeno dog ano que vem? Estou pensando (AMO)... sem filhos.

Morena HyginoMoro em um apartamento de dois andares , 3 quartos, 3 banheiros e 3 (meu número da sorte) varandas, é grande. Escolhi ele, ao invés de vários outros que visitei através do site da empresa Rotsvast, porquê é MUITO bem localizado, fica praticamente no centro, é bem iluminado, arejado, mobiliado e tem lindas vistas. Eu gosto muito de ver a natureza, o verde em cada uma dessas varandas. Esses foram alguns dos principais motivos de escolher viver aqui. Hoje pagamos um aluguel de $ 1.250 euros, não é muito, acredite. Existem apartamentos bem montados, localizados e que são mais caros do que esse. Se eu converter esse valor para reais, ele paga um bom apartamento em uma das maiores cidades do Brasil... Mas também existem vários outros, mais baratos e distantes do centro de Eindhoven. É possível encontrar boas propriedades nos valores de $700, $800 euros. Por isso que digo que tudo é também questão de opção quando falamos de custos.

O aluguel é o valor mais alto que pagamos, nada é tão caro quanto ele. Depois do aluguel, o valor mais alto em nossa planilha (sim temos uma planilha para acompanhar todos os valores de entradas e saídas) foi gasto com supermercado/farmácia. Aqui entram as despesas gastas desde março/2017. Meu marido não gosta muito do almoço na rua e leva a comida que faço para almoçar quase todo dia. Em casa tenho sempre arroz, feijão, carne, algumas verduras, frutas e principalmente bobagens. Meu marido é chocólatra e não sou muito diferente... Somos um casal que sai pouco, que bebe pouco... já compramos alguns bons vinhos (que aqui custam 10X menos do que no Brasil) e cervejas. Mas bebemos mais sucos naturais de caixinha, água de côco, refrigerantes (zero para mim) e chás. Sou viciada em mascar chiclets e não vivo sem uma caixa dentro de casa. Gastamos, no total desses quase quatro meses, aproximadamente $ 2.000, quase $500 por mês. Mas isso... sempre deixando o congelador e a dispensas cheias. Resumindo, gasto isso porque comemos muita bobagem, coisas que encarecem, mas é possível viver com bem menos.

O terceiro valor mais alto na nossa planilha está na linha de roupas e sapatos. Não tínhamos roupas apropriadas e compramos alguns casacos, sapatos e acessórios para aguentar o frio Holandês. Bom lembrar aqui que vendi R$ 730 de roupas no Brasil, antes de vir, exatamente por isso. Até o presente momento gastamos, os dois, um pouco mais de $ 1.000 nessa categoria. EU AMO comprar roupa, mas já diminui muito isso, compro hoje só o que preciso. Aqui é mais barato, imagina? As tentações são grandes!! 

Seguindo a planilha, o quarto lugar vai diretamente paaaaaara: VIAGENS. Isso mesmo, é o que nós gostamos de fazer e vamos continuar fazendo. Com viagens programadas ou já feitas, gastamos um pouco mais de $ 1.000 euros. Eu sei, parece que a gente não viajou muito ainda, mas esperem... tem pelo menos umas 5 sendo planejadas no momento!! 

Vou parar por aqui, já falei demais por hoje... volto a falar dos custos em outra postagem para não cansar muito vocês ... até lá! (A segunda parte já está AQUI)
*E o post atualizado em Setembro de 2020 AQUI.


.  

Comentários

  1. Olá! Adorei o post!!
    Queria sua ajuda para saber quais os melhores bairros para se morar ai além do centro.
    Que tem melhor custo-benefício!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, me desculpa mesmoooooo eu só to vendo esse comentário hoje! você até já deve ter se mudado a essa hora! Espero que esteja be!
      Eu acho todo bairro bom.
      Ainda não conheci nenhum que não seja! ;)

      Excluir

Postar um comentário