Bruxelas, informações importantes

30.05.17


No post anterior comentei a respeito de quanto custou a viagem e qual foi a minha primeira impressão da cidade, nesse vou detalhar como foi a experiência em Bruxelas.  A capital da Bélgica é conhecida também como a capital da Europa, onde estão as principais instituições da União Europeia. Possui tanto prédios antigos, ruas pequenas, não calçadas, quanto prédios altos, novos, mais tecnológicos e grandes avenidas.


Quando eu falei para um holandês que iria para a Bélgica, ele disse algo como "lá não é tão limpo, tão arrumado". Ele não conhece o Brasil e compara com o que conhece aqui, ele não está tão errado. Claro que, se eu for comparar as cidades de Eindhoven & Bruxelas, prefiro morar em Eindhoven. Comparando as duas, Eindhoven é uma cidade pequena, que não fica tão cheia de gente, mais plana, mais limpa,  mais bem cuidada, tem wifi no trem e no bus. Em Bruxelas o wifi só funciona em alguns lugares, não funciona nos transportes públicos e nem em alguns restaurantes. Você pode não achar essa informação importante, mas é, com o wifi você não fica perdido. Quando quer conhecer outro país, com tantas informações em línguas que você não domina, é bom poder contar com o Google MAPS, que para mim é uma das melhores ferramentas. A segunda melhor é o Google Tradutor, que funciona para o inglês e nem tanto para o holandês. Se não tiver internet, é bom levar prints das informações importantes para se localizar.




Algumas estacões do metrô podem ser consideradas obras de arte, várias delas surpreendem com uma decoração única, as vezes bacana.. as vezes não. Como comentei, a cidade não é tão plana, recomendo que compre um ticket de metrô/bus de 24hrs ($7,50), você pode estar acostumado a andar, mas tem hora que a perna pede. Você encontra as máquinas para comprar os tickets nas estações de metrô e em alguns pontos de ônibus. Desse jeito você paga menos se utilizar o transporte público para conhecer os pontos turísticos, uma passagem custa $2,10.  Nessas máquinas é possível selecionar a língua, além do holandês, do francês, é possível selecionar o inglês e fazer a compra rapidamente, com dinheiro ou cartão.  A cidade não possui uma língua específica, as placas as vezes estão em Francês, língua que é mais falada nas ruas e que para mim é mais fácil de ler.. ou as vezes em Holandês, língua ainda complicada de entender, algumas placas estão nas duas línguas.


Gostei de conhecer o Atomium, apesar da fila gigante para comprar ingresso (coisa que você pode fazer pela internet) a vista da cidade é incrível, vale a pena. Em seus  102 metros de altura, o Atomium é um construção criada para representar um cristal elementar de ferro. O ingresso custa $12 euros por adulto. Crianças, adolescentes, estudantes ou adultos com idade acima de 60 anos pagam menos.



Se quer conhecer uma cidade, é melhor caminhar e andar mesmo o máximo que aguentar. Fomos em alguns dos principais pontos, não em todos. O calor estava demais, com temperaturas entre 23 a 30 graus, desse jeito a gente cansa mais rápido. Prefiro o frio, principalmente para visitar tantos lugares e andar na rua. Nem todo estabelecimento possui ar-condicionado. Então, a não ser que você realmente goste do calor, recomendo que evite vir para a Europa no verão, a não ser que queria aproveitar as praias. 

Vimos várias igrejas antigas, GIGANTES e lindas (em Bruges também). Sobre isso... não me sinto como uma pessoa normalmente deveria se sentir. Queria me sentir em paz, as vezes até me sinto. Mas olho para as paredes, para o ouro, para a ostentação, a grandiosidade da construção e imagino quanta gente deve ter sofrido para que esse monumento esteja aqui. Quanto horror já foi feito (e até hoje é) em nome de Deus...


Conseguimos comer bem, achamos um restaurante bem agradável próximo ao flat que alugamos. Também comemos Fast Food, encontramos MC Donalds e o Quick (que já conhecemos em Paris). Carrefour Express era o mercado que mais vimos, compramos algumas coisas nele também.  Vimos alguns parques lindos, bom para uma pausa e quem sabe um piquenique? Dá para montar seu roteiro levando isso em consideração.

Veja fotos no vídeo:



Para finalizar, não poderia deixar de falar do chocolate e da cerveja. Experimentamos algumas cervejas deliciosas, alguns bares vendem uma tábua de degustação, desse jeito você não bebe muito, mas conhece sabores variados. Fomos no Haagen Daz duas vezes, lugar maravilhoso para quem gosta de uma sobremesa com sorvete.... é incrível! O atendimento é melhor do que o da loja em Paris (na champs elysées)... Seguem dois vídeos que vão te deixar com água na boca:









Comentários