Preciso falar sobre o Câncer de Mama

15.05.17


A gente fala ou escreve sobre o que passa pela nossa cabeça e eu preciso falar sobre o Câncer de Mama. Toda mulher precisa se examinar! Eu sei que a vida é corrida, que você tem mil coisas para fazer, mas em um banho rápido, te garanto... você consegue! As vezes eu até fazia, mas com a correria que tem sido minha vida, minha mudança de cidade (no Brasil ainda) e depois de continente, eu não estava fazendo.

Então, quando estava com tudo aprovado, um pouco antes de embarcar, eu senti uma pequena grande bola no seio direito. Eu não comentei sobre isso com muita gente, talvez por isso algumas pessoas podem não ter entendido o fato de ter me mudado para a Europa enquanto o meu pai está tratando um Câncer no pulmão em Belo Horizonte. Que menina egoísta! Como ela pode não ficar do lado da própria família? Estamos todos sendo julgados o todo tempo...  Minha resposta era: "de lá posso fazer mais, conseguir emprego e ajudar financeiramente", claro que penso isso, mas no fundo eu pensava: "se eu tenho a possibilidade de tratar um nódulo desse na Europa, é para lá que eu vou". Meu pai me disse que eu deveria vir, eu vim mesmo. 

E claro... tenho uma música para falar disso também:


 Esse assunto é tratado com urgência aqui na Holanda. A assistente do médico marcou minha consulta para a semana seguinte, no Máxima Hospital. Logo que entrei já fui surpreendida, estava tocando uma música clássica na recepção, fiquei um pouco mais calma. Porque entrar em um hospital para investigar um possível Câncer já não é tarefa fácil. Por mais que eu tenha me preparado e pensado: "não vai ser nada", pesquisado na Internet... fato é que eu não sei o que é... e preciso investigar. Já tive três tios que faleceram com a doença, em locais diferentes e conheço gente que se curou também. Então, preciso olhar isso logo e ali estava eu de cara com a minha realidade. 

O hospital é muito perto de casa, 20 minutos de caminhada ou 1,4km. GIGANTE, lindo, limpo, cheiroso e bem vazio. Fui até a sala de espera, na Oncologia, não esperei muito e a médica me chamou. Conversou comigo em inglês, ela disse "vou tentar", mas conseguimos nos comunicar muito bem. Ela achou outro nódulo, do lado esquerdo e me encaminhou para a sala de exames, lá também fui chamada rapidamente. Fiz Mamografia nos dois seios, é um exame chato, pode doer e incomodar, mas é só respirar fundo, é rápido. 

Depois disso fui fazer o ultrassom e o médico foi super educado. Ele descartou problemas maiores no nódulo que achei, mas disse que poderia fazer uma biópsia para ter certeza, bastava eu querer. Eu pensei, me entreguei para aquele médico (que hoje detesto) brasileiro fazer minha mamoplastia redutora, porque não para esse cara? Decidi fazer. Foi feita uma anestesia local e ele me explicava (tudo em inglês gente) o que fazia, passo a passo. Eu fiquei olhando um quadro lindo que tem no teto e agradecendo a Deus pela oportunidade que estou tendo. Investigar isso aqui, em plena Eindhoven, cidade super tecnológica, na Holanda, no primeiro mundo. Obrigada Senhor! Fiquei feliz! O exame acabou, foi muito rápido. O médico disse que esse nódulo não deve ser nada além de tecido da cicatriz, o que pode acontecer depois da mamoplastia que fiz no ano passado. Mas que eu deveria voltar para uma outra biópsia, mais demorada, em um outro dia, que seria feita em um outro lugar, em nódulos que eles acharam na mamografia e esses eu nem havia sentido. Deixaram um curativo, tive que ficar 24hrs sem tomar banho e sem fazer grades esforços. Sendo assim, deixei de ir na Yoga, no Pump e a na Zumba. =/

No final de semana jé retirei o curativo e estava fechada, até tive coragem de limpar a casa.

Amanhã volto lá no hospital para fazer a segunda biópsia e todos os resultados eu vou receber no dia 22/05, em uma consulta já agendada com um oncologista.

Então, se você é de orar, por favor, me ajude nessa corrente para que não seja nada MESMO.