É a segunda vez na vida que trabalho como Home Office completamente, então já tenho experiência suficiente para dizer que amo. Trânsito para sair ou chegar em casa, não tem! Ninguém vem bater papo comigo, ninguém atrapalha o meu raciocínio enquanto estou escrevendo um e-mail mega elaborado, ninguém me chama para conversar sobre a novela... eu consigo focar e produzir mais. Não é que eu não goste de estar perto de gente, até gosto. Mas quando você trabalha sozinho em casa é diferente, é libertador, você faz sua agenda e cumpre suas obrigações sem ninguém ficar 'bicando', duvidando ou procurando uma forma de provar que você não está sendo produtivo o suficiente. Claro que esse tipo de trabalho não é para qualquer um... e de duas, uma:
1 - Ou você vai ser super produtivo e atingir suas metas:
Pensando nisso, acordo cedo, tomo banho, café da manhã e me arrumar como se fosse sair. Olho para a agenda, vejo o que programei para fazer no dia e me preparo para ele. Procuro respeitar meu horário de almoço, lanche ou qualquer pausa que considero necessária. Minha maior dificuldade aqui é parar, fico além do horário com muita facilidade, especialmente agora, por estar fazendo exatamente o que queria fazer da vida: recrutar gente. Fiz uma divulgação consideravelmente pequena e já recebo várias mensagens e currículos. Eu quero e respondo todo mundo, tento ajudar todo mundo que me procura.
Poucos lugares desse universo são melhores do que a sua casa em matéria de distração. Queria saber se alguém discorda disso mas... pensa ? Sua cama, sua geladeira, sua dispensa, sua TV, suas coisas. Tudo isso logo ali, pertinho de você! Ao alcance de suas mãos! Se você não focar... quando estiver com sono dorme! Quando estiver cansada de pensar, liga a TV! Quando estiver com fome, acaba com tudo de gostoso que tem na dispensa! E por aí vai! Se não pensar no resultado final do seu esforço o tempo todo, é fácil cair na tentação e achar que está em casa como se estivesse em um final de semana. Deixando tudo o que tinha que fazer, para depois...
Pense duas vezes antes de aceitar esse tipo de desafio. Já ouvi várias histórias de sucesso, de gente que começa vendendo determinado produto, por exemplo e dá super certo! Mas já trabalhei com gente que, acredito eu, teria muita dificuldade nisso. Gente que facilmente se perde e distraí por qualquer barulho próximo.
Pela facilidade, autonomia e flexibilidade que o Home Office proporciona, SIM! Para mim essa é a melhor forma de trabalhar! Não quer dizer que jamais trabalharia em um escritório, claro que trabalho, se for necessário, ele até tem as suas vantagens. A proximidade com um colega de trabalho, por exemplo, pode até chegar a se tornar uma linda amizade! Mas é que além de tudo e o mais importante de tudo isso é que: sou medida não porque entrei no escritório e sorri para as pessoas certas, não porque vim trabalhar com uma roupa que minha chefe gosta, não porque vim trabalhar com uma roupa que meu chefe não gosta, não porque trouxe um presente para alguém, não porque trouxe chocolate para todos, por nada, mais naaaaaaaaaada além do meu desempenho... e só.
Comentários
Postar um comentário