Sumi... sim! Tirei um dente Siso na semana passada e fiquei de 'molho'... Vou falar disso ainda. Nada que me impedia de digitar, mas quem já tirou sabe que a pessoa não tem vontade de fazer muitas coisas...
Agora já me sinto melhor e pronta para falar da última viagem direito. Comentei como a minha primeira impressão foi negativa (aqui), mas essa impressão não durou muito tempo. Depois de muito andar, chegamos na parte turística da cidade. O tempo estava fechado, mas logo foi abrindo... conhecemos alguns pontos, entramos no MuCEM (Museu das Civilizações Europeias e do Mediterrâneo) e de lá fomos para o Fort Saint-Jean. Lugar incrível, gratuito, com uma vista maravilhosa da cidade! Vale a pena! Claro que, se quiser ver algumas das exibições, você deve pagar... não fomos em nenhuma delas, mas vale a pena subir, pela vista!
Para variar um pouco... fiz um vídeo com as minhas fotos preferidas:
Para voltar para o Hotel, pegamos o Metrô, não podíamos correr o risco de sair caminhando e passar pelo perrengue já comentado. Você pode comprar tickets que duram 24 hrs ou até mesmo mais dias. Vale a pena fazer as contas de quantos dias vai ficar ou quantas passagens deve usar, também é possível comprar uma quantidade específica de viagens, o valor varia. O Ticket é como um cartão, mas de papel. Esse cartão é recarregável, aceito tanto em ônibus quanto em metrôs. Preços das passagens ou Les Tarifis estão nessa imagem ao lado ←. As estacões são cheias de fiscais e não à toa, várias pessoas tentam burlar a máquina que 'cobra' a passagem. Uma vez um rapaz entrou com o meu marido, outra vez vimos um rapaz tentando entrar pela saída e, por último, outros pulando a catraca. É triste de ver mais esse retrato, de pobreza ou de malandragem... não sei ao certo, mas quem sou eu para julgar?
Outro detalhe que me deixou pensativa foram os avisos contra ataques. Que estranho estar em um lugar onde tem alguém falando no alto falante: "reportem qualquer atitude suspeita, ligue para XXX". Para eles é normal, eles precisam ficar alertas. A cidade está, é turística e cheia de militares também. Andando sempre em grupos de quatro pessoas, fortemente armados e assando (imagino eu). Com roupas que cobrem dos pés à cabeça, bota, boina, coletes. Isso deve pesar e esquentar, imagina isso no calor? Com temperaturas maiores que 30 graus? Tá bem que são todos treinados, estão fazendo a segurança para que nenhum ataque aconteça. Mas essa situação é tão diferente para mim... Ainda via esses avisos (como esse→) pela estação central, tentei ler com cuidado. Sim, ler! A gente pode até não entender o Francês falado, mas consegue entender alguma coisa na leitura.
Comentários
Postar um comentário