Sobre seriados que gosto - 3% na Netflix

 3% é um dos meus programas favoritos na Netflix e é uma série brasileira que já está em sua quarta temporada. O que mais me impressiona é que retrata nossa sociedade de uma forma muito clara e cruel. No começo são dois lugares onde é possível viver:

- No Maralto, com abundância, segurança, natureza deslumbrante, tudo limpo, as melhores tecnologias e um lar perfeito. 

- E no Continente, onde  as pessoas não tem tecnologia, eles sofrem, falta comida, é sujo, violento, inseguro, onde as pessoas sobrevivem e vivem na esperança de um dia ir ao Maralto. 

E alguns até conseguem ... Aos 20 anos, e devidamente registrados ( com um chip no corpo), os moradores do Continente podem participar de um Processo (mega cruel) com provas cada vez mas difíceis e apenas 3% deles passam. Eles deixam a família para trás e tudo mais que tiverem no Continente.


Não há como não relacionar com a minha realidade, com o que conheci de viver em países de primeiro e de terceiro mundo. Porque para mim o Brasil é como o Continente e a Holanda é como o Maralto. Sério, as pessoas aqui não fazem ideia do quanto são privilegiados. Ou do quanto outros países não são, o quanto os pobres em um país de terceiro mundo sofrem. O quanto de dificuldade que passam.

E eu não entendo por que os países ricos, com suas barreiras e necessidades disso e daquilo para abrir as portas... Por que eles não fazem nada de real para melhorar e mudar a realidade do resto do mundo? Assim como no seriado, eu acredito que isso é possível. O problema é que existe uma elite que sempre quer ser elite. Quer ficar lá isolada, achando que pode mais por ter mais. Que acredita que possui porque merece. Mas esquecendo que, enquanto não existir igualdade, enquanto as pessoas não podem ter chances iguais na vida... a violência existirá. E ela não existe só pro pobre, existe para todos. 

O seriado é bom e te faz refletir em toda a diferença social em que vivemos. E o quanto tudo isso é injusto. Estou agora na quarta temporada, não deixe de assistir se possível... sério... 

Comentários