Dica I - Sobre currículos


Eu pensei que ia conseguir manter o fluxo e escrever aqui  no BLOG todos os dias, que ingênua. Não estou conseguindo, sorry... Talvez seja porque comecei a trabalhar e você sabe como é, quero dar o meu melhor por essa oportunidade!! No caso, fechar todas as vagas que meus clientes possuem!! Preciso me dedicar... Pensando nisso, resolvi escrever também sobre algumas dicas de como fazer um bom currículo. Essa vai ser a primeira de algumas que pretendo dar.


Morena HyginoDesde que comecei, em quase duas semanas, me conectei com pelo menos 400 pessoas no Linkedin. Isso mesmo que você leu, mais de 400 completamente novas pessoas com quem falei. Eu tinha 700 conexões e hoje tenho mais de 1100. São pessoas de vários lugares, com experiências, nomes e conversas que são completamente diferentes uma das outras. Cada um deles é único, mesmo se tiverem experiências parecidas e isso me dá a oportunidade de aprender muito com cada um deles. Alguns respondem, alguns demoram... outros nem isso. Mas a maioria, se for brasileiro, se interessa pela oportunidade de trabalhar aqui na Holanda. Pensando na quantidade de currículos que já recebi nesses dias, imagina a quantidade? Mais de 100? com certeza! Alguns deles chegam por e-mail, outros pelo Linkedin mesmo. Tem gente que manda o próprio currículo, tem gente que manda o do amigo. As vezes eles chegam em Inglês, Português ou até mesmo em duas versões, nas duas línguas. A maioria está na área de TI e boa parte com o perfil próximo ao que preciso!

Agora que entende melhor o contexto, lá vai a primeira dica: Coloque o seu nome no arquivo que está enviando. Ele pode se chamar: CV seu nome, Currículo sem nome, Resume seu nome, seu nome.... SEU NOME. Gente, sei que parece bobagem, mas grande parte dos currículos chegam assim para mim. Se eu salvo um currículo, dois, três, quarenta com o mesmo nome: Resume, dificilmente eu vou conseguir encontrá-lo com a mesma facilidade. Ainda mais porque recebo currículos de diversas formas. 

Então além de encontrar tempo para ler todos os currículos,  procurar mais pessoas que poderiam estar no perfil da vaga, preciso de tempo para conversar com vários candidatos também. A palavra chave aqui é: tempo. Quanto mais otimizado o meu tempo, melhor para mim, melhor para o candidato, melhor para o cliente, melhor para todo mundo. Como resolvo? Vou lá, clico em renomear  o arquivo e coloco o nome do candidato. Então na hora de criar o seu currículo, pense bem se não é melhor já colocar o seu nome no nome do arquivo.

Outra pequena dica, que pode ser interessante... Eu não sei como estão vendo os outros recrutadores, mas gostei muito desse formato feito através do novoresume.com. É simples e de fácil leitura! Se você souber colocar as informações corretamente, fica ótimo!

Deixo vocês com uma música que tem um pouco a ver com tudo isso, Galantis, Hunter:


Comentários